× HomeA CâmaraVereadoresMesa DiretoraComissõesSessões PlenáriasProjetos de LeiLegislaturasNotíciasLegislaçãoAgendaLicitaçõesPortal da TransparênciaContatos

Vereadores

Professor Mateus

Professor Mateus (PT)

Mateus Barcelos

Nome completo: Mateus Barcelos
Apelido: Professor Mateus
Partido: PT
Nascimento: 12/08/1981
Email: mateusbarcelos@yahoo.com.br
Telefones de contato: (54) 3244-2211


Naturalidade: São Francisco de Paula - RS
Estado Civil: Casado
Ocupação: Professor de Ensino Médio
Grau de Instrução: Superior Completo
 
Breve Histórico do Veredor:
 
O Professor Mateus Barcelos é natural de São Francisco de Paula, cidade onde nasceu e escolheu viver. É casado com Débora dos Santos Bendel, com quem tem uma filha, a Maressa. Trabalhou durante dez anos como funcionário na escola Antônio Francisco Lisboa, a Industrial, atuando como agente educacional, onde começou a carreira como profissional da Educação. No ano de 2013, aprovado em concurso publico, iniciou sua atividade de professor do ensino fundamental na escola Castelo Branco, no bairro Loteamanto Vila Santa Isabel e, em 2015, como professor de educação infantil na escola Vó Benvinda, no Bairro Cipó.
Sua militância politica começou logo aos 16 anos, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores, incentivado pela ascenção dos movimentos sociais e da esquerda brasileira, na luta pela democratização  dos diretios sociais. 
Juntamente com seu pai, Luiz Barcelos, o "Luiz PT", participou das campanhas que elegeram Olívio Governador em 1998 e Lula Presidente, em 2002, momentos até hoje considerados como a "Grande Virada" para a mudança de vida de milhões de gaúchos e brasileiros.
Em 2003 iniciou o curso de Pedagogia na UERGS, na qual particiou do processo de implantação da primeira Universidade em São Francisco de Paula. Graças ao Governo Olívio Dutra, através do Orçamento Participativo, a ao árduo trablaho de muitas pessoas, a UERGS tornou-se uma realidade, atuando até hoje na formação academica e profissional e no desenvolvimento de São Chico e de toda a Região. 
Em 2007 ingressou em um segundo curso Superior, Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, pela UFRGS, agora UAB, o segundo Pólo Universitário a instalar-se em São Francisco de Paula. Uma união de forças do Governo Lula e do Governo Municipal, com Decio Colla como prefeito, proporcionou o acesso a cursos superiores de Universidades Federais na modalidade a Distância, sem precisar de deslocamento do municipio, transformando a realidade do acesso ao ensino superior. Ainda na UAB, cursou Pós-Graduação em Informática, também pela UFRGS, no ano de 2015.
Atuou no movimento estudantil da UERGS, como presidente do Centro Acadêmico e na luta pela manutenção dos cursos de pedagogia e Tecnologia em Meio Ambiente. Participou dos movimentos de Juventude católica na Pastoral de Juventude do Meio Popular, a PJMP, e integrou a diretoria da Associação de Moradores do Bairro Rincão. Atuou na comissão de servidores municipais que atua junto ao Sindicato dos Servidores na busca por direitos dos municipários, tais como a reposição salarial, o Plano de Saúde para os funcionários da Prefeitura, implatação da lei das Horas para Professores, entre outras.
O Professor Mateus é funcionário do magistério público municipal, com formação acadêmica em pedagogia pela UERGS e Desenvolvimento Rural pela UFRGS.
É militante do Partido dos Trabalhadores em São Francisco de Paula, morador do bairro Rincão e vereador desde 2016, quando foi eleito com 520 votos, desempenhando atividade legislativa relevante no municipio.
Preside a Comissão Legislativa de Saúde na Câmara de Vereadores.
 
 





Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste